-->

quarta-feira, 2 de março de 2016

Alergia a leite de vaca e necessidade de cálcio




Escrito Por: Glauce Hiromi Yonamine
Nutricionista das Unidades de Alergia e Imunologia do ICr-HCFMUSP

O leite de vaca e seus derivados são a principal fonte de cálcio de nossa alimentação, o qual é um nutriente muito importante para a formação dos ossos. Para a população saudável, aproximadamente 60 a 70% das necessidades de cálcio são atingidas com o consumo de laticínios.

 E agora que meu filho tem alergia a leite de vaca? Como posso fazer para manter uma boa ingestão de cálcio?

Antes de mais nada, é necessário saber qual a idade do seu filho, pois a recomendação de cálcio varia de acordo com a idade.
Em segundo lugar, precisamos avaliar como o leite de vaca será substituído na dieta da criança:

- Para bebês que são amamentados e que a mãe faz dieta de exclusão de leite, a preocupação maior deve ser com a mãe. Ela deverá utilizar substituto para o leite de vaca enriquecido com cálcio ou receber suplementação de cálcio. O leite materno será suficiente para atingir as necessidades de cálcio do bebê.

- Para bebês que recebem fórmula infantil especial (soja, extensamente hidrolisada ou de aminoácidos) é necessário avaliar o volume que o bebê aceita. De maneira geral, se a criança aceitar 500ml a 600ml de fórmula por dia, as necessidades de cálcio serão atingidas.

- Para crianças maiores que recebem bebida especial em substituição ao leite, por exemplo, bebida de soja, é necessário avaliar se a bebida é enriquecida com cálcio e o volume que a criança aceita. Como regra geral, deve-se consumir 3 porções ao dia de bebida substituta do leite de vaca enriquecida com cálcio, no café da manhã e lanches intermediários. Entretanto, quando a criança não aceita quantidade suficiente ou quando recusa a bebida, deve-se suplementar cálcio.

- A suplementação de cálcio não precisa corresponder a 100% das recomendações nutricionais, já que outros alimentos (por exemplo, verduras verde-escuras, laranja, sardinha) podem contribuir para as necessidades de cálcio. Entretanto, é importante destacar que a criança não consegue atingir suas necessidades de cálcio só com esses outros alimentos da dieta, pois o cálcio contido nestes alimentos não é bem absorvido pelo nosso organismo e a criança precisaria consumir uma quantidade muito grande.

Por último, é necessário ressaltar que o exame de cálcio no sangue não garante que a criança esteja consumindo a quantidade adequada. Este exame pode estar normal, mas os osso podem estar ficando fracos, pois o organismo tira cálcio do osso para que o cálcio que circula no sangue fique normal.


Portanto, o acompanhamento nutricional do seu filho com alergia a leite de vaca é importante para avaliar se seu consumo de cálcio está adequado e se necessita de adequação da alimentação ou de suplementação de cálcio, para garantir crescimento adequado e boa saúde dos ossos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário