-->

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Alergia ao Látex no Mundo

Escrito Por Daisy Fortes. 



Os primeiros casos de alergia ao látex foram relatados em 1933 e posteriormente diversos relatos passaram a  surgir em diferentes partes do mundo.
Com o estabelecimento das medidas de proteção universal e prevenção de doenças como AIDS, DST e Hepatite a padronização do uso de luvas de látex fez aumentar o número de relatos rapidamente.
Anafilaxia e as primeiras mortes atribuídas à exposição ao látex foram documentadas por Slater em 1989 2. Neste mesmo ano, análises mostravam que 0,5% dos casos de choques
per-operatórios eram devido à alergia ao látex. Após dois anos este número passou a 12,5% 3. Em 1997, o FDA(Food and Drug Administration) recebeu notificações de cerca de
2.300 casos de reações alérgicas envolvendo produtos médicos com látex, sendo 225 casos de anafilaxia, 53 paradas cardíacas e 17 mortes.

No ano 200, o mundo já conhecia a alergia ao látex com reação cruzada, quando o sistema imune passa a reagir a outras coisas por terem proteínas iguais ou semelhantes as do alérgeno inicial, e passava a falar em Alergia Látex Fruta.

Novos casos foram surgindo, mais pessoas foram sendo diagnosticadas e os nomes também, passando por Síndrome látex Frutas, Alergia Látex frutas Vegetais, Síndrome Látex Frutas Vegetais Pólen e outros, até que em 2015 eu ousadamente sem ser médica batizei de Síndrome Látex Alimentos – SLA, pois após 5 anos de estudos e contatos com pacientes e médicos de todo mundo tornou-se evidente que não há um grupo específico de alimentos ao qual as pessoa com alergia ao látex reagem, tendo atualmente em nosso grupo brasileiro e outros pelo mundo pessoas com dietas distintas porém a maioria muito restrita.

Em 2015 também muitos mitos foram desfeitos e a necessidade de novos estudos se fez evidente na Semana de Conscientização em Alergia ao Látex dos EUA com os dados apresentados:

·      6% da população em geral
·      6% dos indivíduos atópicos
·      38% dos trabalhadores em odontologia
·      10 a 17% dos trabalhadores na área da saúde
·      34% das crianças com espinha bífida
·      11% dos idosos
·      12% dos trabalhadores em restaurantes
·      2ª maior causa de anafilaxias em salas de cirurgias

Outras constatações importantes chamaram atenção e se confirmam por relatos de pacientes como o fato de qualquer pessoa poder adquirir alergia ao látex e alimentos em qualquer momento da vida, não apenas o anteriormente dito grupo de risco composto por pessoas com maior contato direto com ele, os casos cada vez mais frequentes de crianças a apresentar reações nos primeiros contatos com o látex ou alimentos que estabelecem reações cruzadas e também o fato de pessoa com alergias moderadas com reações apenas de dermatite de contato evoluem quase sempre para alergia mais graves por contato inalatório que podem levar a anafilaxia e morte.
Diante do desconhecimento que ainda há, esta síndrome que é assim chamada por envolver reações diversas passando por todos os sintomas alérgicos e sensibilizando as pessoas acometidas a muito mais coisa que alimentos, pois os relatos também apontam para maior sensibilidade a ácaros, pólen, aditivos, e muitas coisas, pacientes do mundo todo estão aprendendo a contribuir em seu próprio diagnóstico e conduta, sendo a dieta segura um grande desafio a ser estabelecido pois a maioria só descobre ao que reage após a reação, exames podem contribuir mas a clinica sempre é soberana, como também aprendemos nos grupos como driblar e sobreviver diariamente ao uso maciço de látex pela sociedade que faz do ambiente de hospitais, as contaminações nas indústrias de alimentos, os balões por toda parte e tudo mais com látex que nos rodeia.

Daisy Fortes
26/01/2016


Fontes: (Allarcon JB, Malito M, Linde H, Brito MEM),


3 comentários :

  1. Excelente texto Daisy!!! Que possa conscientizar as pessoas de que a alergia ao látex existe, não é rara e é adquirida pela exposição...

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto Daisy!!! Que possa conscientizar as pessoas de que a alergia ao látex existe, não é rara e é adquirida pela exposição...

    ResponderExcluir